Avaliação de Ativos Fixos, Biológicos e Agrícolas, Impairment Test, Inventário e Etiquetagem de Bens:
Com o advento das Normas IFRS e obrigatoriedade da revisão do valor dos bens da empresa o Laudo de Avaliação é indispensável para fins societários ou fiscais. O inventário (tombamento), etiquetagem e avaliação do ativo imobilizado - imóveis, móveis, utensílios, máquinas, equipamentos - com a adequação às Normas Contábeis vigentes e a implementação de uma Política de Administração do Ativo Imobilizado são de extrema importância para a estratégia de gestão de ativos e verificação da criação de valor da empresa.
Dentro deste portfólio de soluções o IPM apresenta:
* Inventário de bens, emplaquetamento e conciliação contábil.
* Determinação do Valor Justo, Custo Atribuído, Valor Residual, Taxa de Depreciação, Vida Útil Econômica.
* Teste de Impairment para verificar se o valor do bem é recuperável. Para empresas de grande porte e de capital aberto é necessário realizar anualmente, tanto o teste de impairment para o ativo imobilizado como o teste de impairment da geração de caixa da empresa em relação ao valor do ativo imobilizado.
* Implantação de Política de Administração do Ativo Imobilizado.
* Avaliação de Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas. Conforme o CPC 29, os ativos biológicos e produtos agrícolas que tragam benefícios econômicos futuros à organização devem constar no balanço da entidade, desde que mensurados com critérios precisos e confiáveis. O objetivo final é a transparência e precisão contábil destes ativos, proporcionando maior certeza (produtividade, áreas de cultivo, fluxo de caixa e respectiva taxa), o que influirá, como os outros ativos, no valor da empresa.
O IPM elabora os Laudos de Avaliação de acordo com as Normas IFRS, CFC, ABNT (14.653), RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) e IVSC (International Valuation Standards Council).
|